O que é O Sol

A Obra Social Leste Um – O SOL é uma Instituição sem fins lucrativos que, desde 1965, promove e fomenta o desenvolvimento humano através da cultura e do artesanato brasileiro oferecendo:

  • Ensino em Técnicas Artesanais
  • Aprimoramento de Técnicas e Práticas dos Artesãos
  • Escoamento de peças Artesanais Brasileiras em sua Feira Permanente de Artesanato/Loja

HISTÓRICO DA OBRA O SOL

Em 1965 foi criada a Obra Social Leste Um – O SOL, sociedade civil sem fins lucrativos, por iniciativa de Maria Thereza Camargo, com objetivo de ajudar a converter em meios de subsistência e de vida digna a habilidade pessoal do indivíduo.

Orientaram as ações do grupo, desde a sua constituição, os seguintes valores básicos:

  •  Promoção humana e dignidade pelo trabalho.
  • Uso das mãos para atingir a autonomia.
  • Valorização da Brasilidade.

Em 1972, a Obra “O SOL” recebeu programas, ferramental, equipamentos e instrutores da extinta Escola de Artes Industriais do SENAI, passando a capacitar em várias técnicas artesanais, numa pequena sede própria. Fundava-se o CEPPA: Centro de Estudos e Pesquisas Artesanais.

Em 1978, a Obra estabeleceu-se na Rua Corcovado, 213, em sede edificada graças à parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal. No andar térreo, a Feira Permanente de Artesanato escoava as peças produzidas e, em consignação, produtos de artesãos que vinham de diversos Estados do Brasil.

Neste mesmo ano de 1978, a Obra “O SOL” organizou o primeiro Encontro de Artesãos Técnicos e Representantes de Cooperativas Artesanais de todo o País, com a colaboração do Ministério do Trabalho.

Em 1983 a “O SOL” recebeu, em donativo, um terreno na Serrinha do Mendanha, Campo Grande, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, o que possibilitou a capacitação em técnicas artesanais de pequenos agricultores locais.

Em 1986, em um congresso nacional “Com a Palavra o Artesão” –  420 (quatrocentos  e vinte) pessoas se concentraram na “O SOL”, para refletir sobre os problemas do produtor de peças artesanais.

Em 1994, a “O SOL” organizou um Congresso International Expomeeting of Craftmanship, – Encontro Internacional e Exposição de Artesanato – , com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Bem-Estar Social – PAB/programa do Artesanato Brasileiro -, Ministério da Cultura, Unesco, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu Histórico Nacional, Museu do Folclore Edson Carneiro, Museu Casa do Pontal, Museu do Índio, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu Nacional – UFRJ, CNC/Confederação Nacional do Comércio , SESC/Serviço Social do Comércio, SENAC/Serviço de Aprendizagem Comercial, SENAI/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Texaco, Klabin Fabricadora de Papel e Celulose, Rio Design Center.

Em 2008/2009, a Obra Social Leste Um “O SOL”, consciente de sua Responsabilidade Social, reconheceu que capacitar pessoas em Técnicas Artesanais é, sem dúvida, o que deve concentrar maior investimento financeiro e de pessoal e para isto reestruturou o seu Setor de Cursos.

Objetivando preservar o foco no componente educativo – educação/formação para o trabalho -, além dos tecnológico e técnico, a “O SOL” vem criando tecnologia educativa e metodologia próprias, que lhe possibilitem ofertar cursos de capacitação que conduzam os aprendizes à geração de renda por meio de ações produtoras de cultura, arte e artesanato.